domingo, 23 de outubro de 2011

Chuva

Chuva! Hoje veio a chuva. Chove lá fora. Chove com força e com vontade. Chove de verdade! Haja algo verdadeiro neste mundo de falsidades...
Adoro a chuva. O cheiro a terra molhada, o brilho que ela deixa na estrada, o seu som (ora suave ora forte). Gosto de ir na rua e sentir a chuva a bater-me na cara. Gosto quando me cai nos cabelos e me vai molhando a cabeça. Gosto de andar à chuva, de botas, e saltitar nas poças de água.
Lembro-me uma vez, em criança, de ter ido com os meus avós a uma caçada. Lembro-me de várias, mas desta especialmente. Estava um dia maravilhoso de chuva. Os homens sairam cedo com as suas espingardas e nós, crianças, ficamos na grande casa, com a senhoras a tratar do almoço. Até que resolvemos ir também nós caçar. Então, no meio do campo, atiçamos o pequeno Noddi para que apanhasse um coelho. O Noddi começa a correr energicamente e nós, os primos todos, a correr atrás dele. O coelho entra para a sua toca e o cão entra atrás dele. Pensámos nós que aquilo era a toca. Esperamos quase meia hora e nada de coelho nem de cão. Nesta altura, nós já deveriamos estar em casa,estávamos todos molhados e já se fazia tarde. Os mais velhos, a Filipa e o Bernardo, resolveram que algum dos mais pequenos tinha de tentar entrar no buraco para tirar de lá o Noddi. Eu e o João eramos os mais pequenos. E dos dois era eu a mais pequena e mais magrinha. Quem é que eles tentaram enfiar lá dentro? A mim.
Depois de eu já ter lama até aos cabelos, de estar toda suja e completamente molhada, ouvimos, lá ao fundo, o Noddi a ladrar. Eles tinham entrado por alí mas tinham saido do outro lado.
O João agarrou no cão, que em vez de preto estava todo castanho, e corremos o mais que podiamos para casa. Quando chegamos, a tia Ana e a avó Melinha iam-nos matando!! Despiram-nos em frente ao grande lume alentejano e puseram as nossas roupas a secar. Nós ficamos de castigo,sentados em frente ao lume,com camisolas do avô e o tio vestidas, até secarem as nossas roupas. Foi uma tarde fantástica!
Chuva? Adoro a chuva! Que fique por muito tempo!!

2 comentários:

  1. A chuva de hoje soube particularmente bem!

    De certeza que foi por causa das boas recordações!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Também eu adoro a chuva! Revigora o ar, é autêntica mesmo como tu dizes.
    E como é bom ter recordações de infância cheia de aventuras!
    Beijos

    ResponderEliminar