domingo, 13 de maio de 2012

Processos

Verdade seja que em miúda sonhei ser muita coisa: Bombeiro, polícia, bailarina, professora de educação física,reformada e até,veja-se só, secretária da minha irmã. Quando cheguei ao 10ºano e tive de escolher, decidi-me pelas linguas. Professora. "Quero ser professora de Espanhol",disse cheia de convicção. Afinal, há uma "tradição" de professores na família.
E é isso que faço hoje. Ensino espanhol. Passo os dias na escola,entre aulas, conversas com alunos,reuniões e colegas... Gosto da minha escola,gosto do que faço.
Bem,mas tudo isto para dizer que nunca me passou pela cabeça ser advogada ou sequer juiz.
Terça-feira sou chamada à direção. Fiquei a tremer!! Que terei feito?? Não deixo sair antes do toque,chego sempre a horas e cumpro direitinho todas as regras da escola. A medo, subi as escadas e lá fui falar com a diretora. Com os seus óculos na ponta do nariz e o seu (já conhecido por todos) cheiro a perfume, sorriu-me e deu-me um processo disciplinar para fazer. "Nunca fiz nenhum! Não sei como é", aleguei em minha defesa. Mas de nada adiantou e regressei com uma resma de participações e um processo para resolver. Folhas e mais folhas... Chamar o encarregado de educação,por telefone e carta registada,ouvir o miudo,fazer dois relatórios... Esperavam-me cinco dias bem preenchidos.
O encarregado de educação era a mãe. Pobre senhora. Só fala criolo, passa os dias a fazer limpezas e acredita que o filho é um "santo". O miudo, mal comportado e arrogante, nega todas as participações. "Eu não fiz nada,isso é tudo mentira!". Não confessa. Não confessa os seus crimes e então o veredicto final é que é culpado. A senhora sai da reunião lavada em lágrimas, o miudo leva três dias de suspensão... e eu fico com mais trabalho e de coração partido ao ver aquela mãe assim. Os miudos não dão valor às mães, ao esforço que elas fazem para que eles possam estudar e conseguir uma vida melhor.
Terminei agora o processo. Leis, artigos, julgamentos.. sou professora,Santos Deus! Se quisesse fazer processos tinha ido para direito!!
Alguém explica ao ministro da educação a diferença entre professores e magistrados?!?!?

1 comentário:

  1. Pois é... infelizmente, professor é pau para toda a colher! E os miúdos, enfim, são produto da época: - Crescem se referências, sem educação, sem limites. A escola precisa de autoridade; mas também precisa que abram as portas às fadas!!
    Beijos e coragem

    ResponderEliminar